ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DENUNCIAM SEQUESTRO DO ATIVISTA POLÍTICO, SANA CANTÉ

A Liga Guineense dos Direitos Humanos e o Movimento dos Cidadãos Conscientes e Democráticos denunciaram o rapto do advogado e ativista políticos, Sana Canté.

Segundo o comunicado da liga, Sana Canté que é também membro do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, foi raptado quando estava a chegar de Portugal.

Num comunicado, a organização que zela pelos direitos humanos exige a libertação imediata de Sana Canté e, a salvaguarda da sua integridade física, bem como a descoberta pela polícia dos autores do ato que consideram de cobarde e criminoso.

Também, neste sábado, a Liga Guineense dos Direitos Humanos condena a atuação “abusiva” e “gratuita” das forças de segurança na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cavo Verde, em Bissau.

Segundo os dados da liga, 117 pessoas foram gravemente feridas durante a intervenção das forças de segurança que lançaram gás lacrimogénio na sede do partido onde decorria uma reunião.

“A reação policial é literalmente desproporcional e traduz-se num manifesto uso excessivo de força contra cidadãos indefesos em pleno exercício da liberdade de reunião prevista na lei da República”, lê-se ainda na mesma nota pública na página oficial da liga.

Portanto, a liga exorta o Ministério do Interior no sentido de circunscrever a sua conduta aos ditames da lei sob pena de contribuir diretamente para o agravamento da frágil situação da segurança instalada na Guiné-Bissau.

Entretanto, horas depois do ocorrido, já no período da manhã, o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, acusou o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de estar por detrás das ações da polícia.

Em declarações aos jornalistas no hospital Simão Mendes, em Bissau, onde foi visitar militantes do PAIGC feridos após uma ação da polícia na sede do partido, Simões Pereira acusa as autoridades do país de tentarem confundir o povo sobre o que realmente acontece no país.

Também em análise o politólogo guineense e, igualmente comentador permanente da Rádio Sol Mansi para os assuntos políticos afirma que a democracia guineense está a ser desconstruída.

Rui Jorge Semedo acusa ainda atual liderança política do país de estar a influenciar o impedimento do décimo congresso do PAIGC.

Rui Jorge Semedo afirma ainda que há clara perseguição política contra o PAIGC.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più