NUNO NABIAM DEMITE DO CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO
O Primeiro-Ministro, Nunos Gomes Nabiam pediu a demissão do governo que liderava há três anos, no princípio da tarde desta segunda-feira, através de uma carta entregue ao presidente da República.
Nuno Nabiam avançou com o pedido da demissão após o encontro promovido pelo Sissoco Embalo com os partidos representados na Assembleia Nacional Popular, antes da nomeação do novo primeiro-ministro indicado pela coligaçao vencedora das legislativasde 4 Junho.
Na ocasião, garantiu que ainda esta semana, vão proceder com a passação das pastas ministeriais aos novos membros do executivo
“ Reiteramos a nossa total colaboração no sentido do presidente (Sissoco Embalo) poder avançar e nomear o candidato proposto pela colicagação PAI-Terra Ranka e consequenntemente, a formação do novo governo”, diz acrescentando que “ também apresentamos, neste encontro, a carta da demissão do governo que era liderado por mim, portanto, a partir de hoje, vamos acompanhar o processo, eventualmente com a passação do novo primeiro-ministro assim como dos membros do executivo”.
Por outro lado, deixou claro que seu partido não vai participar do novo governo, contudo, garantiu a colaboração facilitando naquilo que será benéfico para o país.
“ O meu partido, APU-PDGB não vai integrar o novo executivo. A coligaçao PAI-terra ranka ganhou as eleições legislativas com maioria absoluta, estão, devemos permitir que governe sozinho, apesdar de pode contar com a nossa colaboração”, afirmou.
O presidente da República nomeou em fevereiro de 2020, Nuno Gomes Nabiam para chefiar o governo após a demissão do Aristides Gomes, que liderava o executivo na base dos resultados das legislativas de 2019 ganhado pelo PAIGC.
Por. Braima Sigá
- Created on .

