Eleições: PRESIDENTE INTERINO DA CNE APELA AO DESBLOQUEIO URGENTE DE VERBAS PARA VIABILIZAR ELEIÇÕES DE NOVEMBRO

 

O Presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), M'Pabi Cabi, defendeu esta quarta-feira (13 de agosto) o desbloqueio urgente de fundos por parte do governo, com vista a garantir o avanço do processo eleitoral em curso no país. 

O apelo foi feito durante uma audiência conjunta com o primeiro-ministro, Braima Camará, a menos de quatro meses das eleições simultâneas agendadas para 23 de novembro de 2025. Segundo M'Pabi Cabi, a CNE está a trabalhar dentro dos prazos estabelecidos, mas o progresso depende da disponibilização imediata de recursos financeiros.

“Como sabem, faltam poucos meses para a realização das eleições. Por isso, estamos aqui para informar o primeiro-ministro sobre o estado atual da CNE e reforçar a necessidade do cabimento das verbas para o processo”, afirmou.

Em resposta, o chefe do governo garantiu o compromisso do Executivo com o processo eleitoral e assegurou que os apoios solicitados serão disponibilizados dentro das possibilidades do Estado.

“A CNE transmitiu-nos as suas preocupações face às dificuldades que enfrenta neste momento. Estamos a trabalhar para que possamos cumprir com a data estipulada para as eleições”, declarou Braima Camará.

O primeiro-ministro revelou ainda que o governo está à espera do calendário de prioridades da CNE para avançar com a execução orçamental necessária.

“Estamos a aguardar que a CNE nos entregue o seu calendário de prioridades para a execução das verbas”, concluiu.

O encontro contou com a presença de responsáveis de diversas instituições envolvidas na organização do processo eleitoral e ocorre num contexto de limitações impostas às atividades políticas dos partidos da oposição.

 

Por: Ussumane Mané

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più