Direito dos deficientes: FEDERAÇÃO DENUNCIA QUE O PACTO DOS ODS DE NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS ESTÁ EM PERIGO
A Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência no país denuncia que está em perigo a promessa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de não deixar ninguém.
As denúncias foram feitas esta sexta-feira no acto de abertura da cerimónia de Lançamento Oficial da Campanha denominado “Mundo Igual”. Para Lázaro precisa-se de um plano de resgate.
O Presidente da Referida Federação, Lazaro Barbosa exige das autoridades políticas do país, que igualmente tomem medidas inovadoras e aceleradas que incluem pessoas com deficiência.
“A promessa dos objectivos de Desenvolvimento sustentável de não deixar ninguém para trás está em perigo, precisamos de um plano de resgate. Para tal, apelamos às autoridades políticas que coloquem os objectivos de desenvolvimento sustentável nas políticas públicas e tomem medidas transformadoras e aceleradas que incluem as pessoas com deficiência”, exorta Lazaro Barbosa.
As organizações que zelam pelos direitos das pessoas com deficiência, exigem ainda que o Estado tome medidas contra crenças e atitudes negativas, que vão contra os direitos das pessoas com deficiência.
“As organizações das pessoas com deficiência recomendam o Estado da Guiné-Bissau para uma necessidade mais eficaz para o exercício dos direitos das pessoas com deficiência, é urgente ratificar o protocolo a carta Africana dos direitos humanos e dos povos, relativa aos direitos das pessoas com deficiência que é um instrumento regional Africano”, aconselha Lazaro Barbosa.
A Federação recomenda ao Estado para promover e utilizar sistematicamente o orçamento, baseados em direitos para a inclusão.
A Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência disse que a ratificação do protocolo da Carta Africana dos Direitos Humanos sobre os direitos das pessoas com deficiência, deve constituir uma preocupação para o Estado da Guiné-Bissau, devido a sua própria importância.
Por: Turé da Silva
- Created on .

