CEA INAUGURA PRIMEIRO CENTRO DE PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA ÁFRICA NO CONGO BRAZZAVILLE

A Comissão Económica para a África (CEA) e o Governo da República do Congo inauguram hoje 24 de fevereiro de 2022, um Centro inovador dedicado exclusivamente ao avanço da pesquisa por meio da inteligência artificial para avançar a tecnologia digital na África em áreas de política digital, infra-estrutura, finanças, habilidades, plataformas digitais e empreendedorismo.

O Centro Africano de Pesquisa em Inteligência Artificial, financiado por meio da CEA e outros parceiros, fornecerá a educação tecnológica necessária e habilidades para promover a integração da África, contribuindo para gerar crescimento económico inclusivo, estimular a criação de empregos, quebrar a divisão digital e erradicar a pobreza para o desenvolvimento socioeconómico do continente e garantir a propriedade da África de ferramentas modernas de gestão digital.

O Centro será oficialmente lançado pela subsecretária-geral da ONU e Secretária executiva do CEA, Vera Songwe, e por Anatole Collinet Makossa, primeiro-ministro do Congo sob os auspícios do presidente Denis Sassou Nguesso. O evento contará com a presença de ministros africanos responsáveis pelas Tecnologias de Informação e Comunicaçao e pela economia digital.

Com o envolvimento e total apoio do Governo da República do Congo, o Centro será o primeiro do género na África, e fornecerá um hub regional para o desenvolvimento de tecnologias emergentes na região.

Um acordo de parceria para o desenvolvimento do projeto foi assinado em março de 2021 pela República do Congo e pela CEA durante a cerimónia oficial de abertura da 7ª sessão do Fórum Regional Africano de Desenvolvimento Sustentável.  

Os parceiros da ONU incluem a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), a UNESCO, a União Internacional de Telecomunicações, a Fundação Alibaba Jack Ma e outros parceiros importantes do CEA.

O Congo servirá como um hub regional de Inteligência Artificial em todo o continente para dar acesso ao mais profundo e mais alto grupo de talentos de Inteligência Artificial da qualidade. Com a Agenda 2063 como o projeto e o plano mestre para transformar a África na potência global do futuro. O Centro de Inteligência Artificial é uma nova dinâmica para a participação da África na cadeia global de valor. Com empresas globais optando por se localizar em hubs regionais, há potencial para que as empresas que investem nos ecossistemas do Centro de Inteligência Artificial se beneficiem de forte apoio do governo, baixos custos de negócios e acesso a clusters de Inteligência Artificial de classe mundial.

O Centro de Inteligência Artificial tem uma visão clara de trabalhar em conjunto com várias partes interessadas que estabelecem vínculos para um ambiente colaborativo entre indústria, instituições, governo, setores públicos e privados. Os pilares de trabalho do centro incluem estrategicamente várias áreas de engajamento - o fornecimento de instalações de pesquisa de Inteligência Artificial de última geração, colaboração com as melhores universidades classificadas na África, a construção de uma rede de pesquisadores altamente qualificados e o apoio e treinamento para apoiar os cidadãos em se tornarem estudiosos, pesquisadores, líderes e cidadãos engajados necessários para entregar a transformação digital em nossa sociedade.

O Centro Africano de Pesquisa em Inteligência Artificial está agora estabelecido na Universidade DENIS SASSOU-N'GUESSO de Kintélé, que é reconhecida como uma plataforma de análise de negócios no continente.

O Centro oferece modos híbridos de treinamento nas áreas de Inteligência Artificial e robótica para pesquisadores, jovens e cidadãos interessados. Também fornece treinamento básico orientado a Inteligência Artificial e Robótica para alunos talentosos do ensino fundamental e médio. A busca de um mestrado em Inteligência Artificial e ciência de dados em colaboração com a Universidade de Dennis Sassou Nguesso está disponível no Centro de Inteligência Artificial.

Com o objetivo de aumentar o número de graduados em engenharia e Matemática da STEAM (Science Technology Engineering and Mathematics) e se juntar às fileiras da força de trabalho mais bem-educada do mundo, a profundidade e qualidade do conteúdo do programa deste Centro é notável.

Como parte da crescente economia digital e do conhecimento global, a CEA trabalha para permitir que os países promovam, adotem novas e emergentes tecnologias e promovam habilidades digitais a fim de proporcionar a transformação de suas economias.

Por: Nautaran Marcos Có

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più