Caso Droga: GUINÉ-BISSAU MANTÉM CONFIANÇA NAS BOAS RELAÇÕES COM A VENEZUELA

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades afirmou que as relações entre a Guiné-Bissau e a Venezuela não serão afetadas pela polêmica em torno do avião retido no aeroporto de Bissau.

O governante fez essas declarações esta segunda-feira, em Bissau, durante a abertura de consultas envolvendo a sociedade civil, grupos de mulheres e jovens, além de partes interessadas do setor privado e do governo, com o objetivo de discutir ações concretas para um pacto consolidado em preparação para a Cimeira do Futuro.

Carlos Pinto Pereira, falando à imprensa, destacou que o envolvimento do nome da Venezuela no caso do avião que transportava mais de duas toneladas de cocaína não irá abalar as relações diplomáticas entre os dois países.

“O fato de o nome da Venezuela ter sido mencionado neste processo não deve nos preocupar, pois o mais importante é que as autoridades competentes continuem a desempenhar o seu papel”, afirmou Pereira, sublinhando que as acusações não prejudicarão as relações bilaterais.

Na semana passada, a Polícia Judiciária guineense apreendeu um avião proveniente da Venezuela, que transportava uma grande quantidade de droga. No entanto, o governo da Venezuela, por meio do seu Ministério do Interior, negou as alegações, afirmando que o avião nunca aterrissou em solo venezuelano.

Sobre a participação da Guiné-Bissau na Cimeira do Futuro, que ocorrerá em Nova Iorque, o ministro Carlos Pinto Pereira explicou que a posição do país é a de que a ajuda pública ao desenvolvimento e o financiamento internacional considerem os esforços de cada nação na preservação da biodiversidade.

“Buscamos uma resposta para as questões levantadas, e com a convocação desta cimeira, vamos estudar formas de implementar os planos de ação acordados”, afirmou o ministro.

A Cimeira do Futuro, organizada pelas Nações Unidas, é um evento global de grande relevância, destinado a enfrentar os desafios mais urgentes do mundo e a promover um futuro sustentável e resiliente.

Para a Guiné-Bissau, a participação na cimeira é uma oportunidade crucial para se envolver em diálogos de alto nível, partilhar suas perspetivas sobre questões globais chave e reforçar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por: Ussumane Mané

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più