BOLOM CONTÉ QUER ESVAZIAR CLIMA DE TENSÃO NO SEIO DO PAIGC

O contestatário militante do PAIGC, Bolom Conté, diz estar disponível a retirar os processos depositados no tribunal contra o partido, mas só depois de serem cumpridos os pontos constantes no estatuto do partido liderado por Domingos Simões Pereira.
Bolom Conté fez esta advertência hoje, na sua primeira aparição pública desde que intentou a providência cautelar solicitando a suspensão do X º congresso do PAIGC por várias vezes sendo a última no passado dia 19 de agosto corrente.
Conté admite também que durante todo o processo judicial foi chamado uma vez pelo presidente do partido para um encontro, fato que considera de suborno.
“Uma vez fui chamado pelo presidente do partido, e acho que aquilo foi um suborno. (...) A única conversa que poderá nos unir é respeitando o estatuto do PAIGC e se voltarem atras das suas decisões vou retirar a queixa, mas caso contrario vou continua até que a justiça determine quem tem a razão”, afirma.
Este militante que nos últimos tempos tem sido “calcanhar de Aquiles” para a sua formação, disse ter sido intimidado várias vezes por alguns elementos deste partido. Garante que ainda é militante do PAIGC para o círculo 25 e, acusa esta formação política da tentativa falsificarem o seu cartão de militância no partido libertador para o da APU -PDGB como forma de mancharem a sua imagem.
“No Tribunal de relação fizeram a tentativa de preparar um cartão publica para sujar o meu nome. Fizeram a tentativa de falsificar um cartão de APU PDGB que poderia comprovar a minha militância daquele partido”, denuncia.
Bolom nega estar a ser condicionado por alguém ou por alguns partidos políticos com vista a avançar as referidas ações na justiça contra o PAIGC.
“Estou interessado nas conquistas do PAIGC e nem estou em radicalismo. Estou disponível (em suspender o processo judicial) para qualquer momento que o partido decidir cumprir o estatuto”, garante.
Bolom Conté diz, que Domingos Simões Pereira é o responsável pelo fato de o partido ficar fora da governação nos últimos anos. Conté considera de nula a decisão do Comité Central em confiar a liderança do partido à atual direção.
O caso judicial de Bolom Conté é um dos motivos principais do PAIGC não realizar o seu décimo congresso ordinário até presente data.
Bolom exige, entre outros, a suspensão das alterações dos estatutos do partido antes do congresso; a renovação unicamente dos órgãos centrais; e, em possíveis anomalias, ele fala da não aprovação da lista de membros das subcomissões e a eliminação da intervenção do conselho regional de jurisdição.
Por: Diana Vaz / Rádio Sol Mansi
- Created on .

