ACOBES ACUSA EAGB DE BURLAR OS CONSUMIDORES
A Associação da Defesa dos Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES) considera, esta terça-feira (24), de crime e roubo o fraco fornecimento de luz e água pela empresa de electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB)
A consideração feita durante uma entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM) pelo secretário-geral da ACOBES, Bambo Sanhá, que disse que a empresa não deve e nem pode continuar a fazer burla aos seus clientes.
Bambo ainda responsabiliza a EAGB pelos transtornos criados aos consumidores e pelas consequências adversas que possam acarretar à saúde dos citadinos de Bissau pelo fraco abastecimento da água e do fornecimento de luz.
“Ficar com dinheiro dos clientes sem prestar um serviço digno ou seja de qualidade, isso para nós constitui um crime ou seja um roubo da parte da empresa EAGB”, acusa.
Segundo o Secretário-geral da ACOBES, Bambo Sanhá, a EAGB está a envidar esforços para ultrapassar a situação de fornecimento de luz e água na cidade de Bissau e contratou a empresa “Djalo-Petro Serviço” para o fornecimento de combustível à EAGB durante os 10 dias de ausência do elenco governamental no país.
Por outro lado, o Movimento de Cidadão Conscientes e Inconformados defende a resolução urgente do problema de fornecimento de luz e água na cidade de Bissau para diminuir as dificuldades dos citadinos.
Lesme Monteiro, dos elementos do movimento, durante uma conferência de imprensa esta terça-feira, exige que o problema seja resolvido rapidamente para diminuir os constrangimentos da população guineense.
“Achamos que a situação de energia no país deve ser resolvida o mais rápido possível porque o povo da Guiné está a sofrer e as pessoas estão a perder muito dinheiro que podia ser investido noutra necessidade básica”, sustenta Lesme Monteiro do MCCI.
Entretanto ainda sobre a falta da energia que se verifica nos últimos dias na capital Bissau, um grupo de Cidadãos foi, esta terça-feira, pedir satisfação ao Ministério da Energia.
Helena Neves Abrahamson, em nome de grupo, disse que receberam a promessa de um encontro amanhã (quarta-feira) com um elemento do gabinete do primeiro-ministro recém-nomeado.
Perante a crítica da fraca fornecimento da luz e água na cidade de Bissau, o director-geral da EAGB, René de Barros, pediu desculpa aos consumidores pelos transtornos causados pela falta de fornecimento de energia nos últimos dias sustentando que “a situação é difícil”.
René falava aos jornalistas durante um encontro com o primeiro-ministro, Aristides Gomes, para tentar ultrapassar o problema que a empresa depara no fornecimento da luz e água.
“Em nome da EAGB e em meu nome próprio queria pedir desculpas aos nossos clientes pelos transtornos causados pela EAGB em termos de fornecimento de energia nos últimos dias, lembro-vos que a situação é muito difícil para sustentar os centrais de 15 megas”, sustenta.
Um grupo de cidadãos consumidores irá juntar-se ao Movimento dos Cidadãos Cocientes e Inconformados para uma vigília em frente a EAGB para exigir a normalidade no fornecimento da luz eléctrica.
Refere-se que, esta segunda-feira, por volta de 19 horas de Bissau alguns bairros da cidade de Bissau tiveram luz eléctrica mas duas horas depois ficou as escuras.
No caso do bairro de Quelelé a energia voltou por volta das 00h45 até às 7 da manhã e a corrente voltou por volta das 14h30.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Manuel Iambi
- Created on .

