SISSOCO EMBALO LANÇA PROJETO DE REABILITAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS DE BISSAU

O presidente da República afirmou hoje que a modernização do porto de Bissau representa um desafio estruturante que permitirá melhor qualidade de serviço.

Umaru Sissoco Embalo falava no âmbito do lançamento do Projeto de reabilitação e modernização dos equipamentos do portos de Bissau co-financiado pelo BOAD, Administração dos Portos da Guiné-Bissau e o banco BAO num valor de cerca 23 bilhões de francos cfa, decorrente de uma convenção tripartida de financiamento assinado em novembro de 2022 em Lomé, Togo.

“A modernização do porto de Bissau representa um desafio estruturante que permitirá melhor qualidade de prestação de serviço deste porto fluvial que constitui polo principal das trocas comerciais entre a Guiné-Bissau e o resto da sub-região e do mundo”, afirmou.

“ Aprecio com bastante satisfação, a natureza das intervenções que vão ser feitas ao longo da fase de implementação deste projeto, nomeadamente a extensão do cais de atracagem e a dragagem do porto e da bacia de manobra e do canal de acesso, a sinalização marítima bem como aquisição de equipamentos modernos para operações portuária”, sublinhou.

Por sua vez, o ministro dos transportes Aristides Ocante da Silva assegurou que desenvolver e modernizar as infra-estruturas portuárias, dispor de plataformas logísticas e apostar na digitalização, são caminhos apontados mundialmente para potenciar o transporte marítimo, maximizar o emprego no setor marítimo e portuário e aumentara a transacção comercial quer nas importações, assim como nas exportações.

“ Para manter seu papel de suporte ao desenvolvimento do tecido empresarial, esta infraestrutura portuária vai contar com uma intervenção no prolongamento nos cais visto que tem visto progressivamente a revelar-se insuficiente para servir os números de navios e com respetivas sinalizações”, garantiu.

O governante sublinhou ainda que o aprofundamento de canal de navegação e da bacia de manobra, irão impulsionar o desenvolvimento do porto, na medida em que o mesmo passará a ficar acessível aos navios de maior dimensão, “ fator que é determinante para os operadores nacionais poderem assim reduzir os seus custos logísticos e reforçarem suas posições competitiva nos mercados internacionais”.

De referir que o projeto irá aumentar o tráfego portuário de 27 mil para 60 mil unidades equivalente a 20 pés e a capacidade de armazenamento de contentores de 5 mil para 72 mil TUs, segundo o representante de BOAD na cerimónia do lançamento do projeto.

Por. Turé da Silva

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più