MINISTRA DO INTERIOR E DA ORDEM PÚBLICA PROMETE ACIONAR MECANISMOS CONTRA “ATOS ISOLADOS”

A nova ministra do Interior e da Ordem Pública, Maria Adiato Djaló Nandigna, promete acionar mecanismo, com vista a pôr cobro aos “atos isolados de espancamentos e raptos” que nos últimos anos ganharam contornos preocupantes no país.

A promessa foi deixada esta segunda-feira, sem no entanto adiantar como, no final da visita efectuada em alguns departamentos das forças de segurança e ordem pública da capital Bissau.

“Penso que vamos ter o mecanismo para pôr cobro a esta situação [atos isolados], não vamos adiantar com nada ainda”, assegurou Adiato Djaló Nandigna aponta por outro lado, como primeiro passo a tomar “para aplicar o programa governativo de qualquer governo é preciso primeiro conhecer os recursos humanos disponível, com que meios estão a funcionar e qual é o estatuto e regulamento disciplinar disponível, do resto é só pôr na prática o que está no papel”.

Em relação à situação das instalações dos diferentes departamentos visitados esta manhã, a nova titular da pasta do Interior e da Ordem Pública afirma que é urgente realizar “algumas intervenções” com vista a ultrapassar a situação “um pouco desumano” que alguns enfrentam.

 “Visitamos os agentes e vimos as suas instalações e penso que é urgente realmente fazer algumas intervenções para colmatar esta situação”, sustenta.

No que se refere à cela de detenção da segunda esquadra, que nos últimos tempos têm ganhado tons de crítica por parte das organizações defensores dos direitos humanos, Adiato Djaló Nandigna, promete pronunciar-se só quando visitar a referida cela.

“Não posso falar da área que ainda não visitei, falo só quando visitar a instalação”, prometeu.

Sobre o número dos auxiliares que praticamente dominam os departamentos das forças da ordem e que no entanto não recebem os seus salários, Nandigna assegurou que “o Estado vai dar orientações com vista a encontrar a forma de solucionar a situação”, anunciou.

A visita tem como propósito, segundo a ministra que se fez acompanhar do secretário de Estado da Ordem Pública, Marciano Indi, constatar de perto o funcionamento dos diferentes departamentos ligados ao Ministério do Interior, e dar algumas orientações como regra base para o funcionamento do pelouro, e assim como de garantir a segurança do povo.

 

Por: Braima Sigá

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più