ESTADO ASSUME COMPROMISSO DE CRIAR UMA POLÍTICA DE MELHORIA AO NORMATIVO DO PESCADO

O Estado da Guiné-Bissau anuncia que pela primeira vez a Guiné-Bissau vai dispor dos próprios mecanismos, para tratar e conservar o seu pescado.

Este benefício para o país foi conseguido na sequência dos resultados da cooperação entre o Estado da Guiné-Bissau e a Republica Popular da China.

Na cerimónia da inauguração da Unidade de Transformação e Conservação do Pescado realizado, hoje, no Porto do Alto Badim, a ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, em representação do Chefe de Estado, disse que o Estado da Guiné-Bissau vai assumir o compromisso de, no processo de modernização do sector das pescas, optar por uma política que visa melhorar o quadro normativo do pescado.

Já o titular das Pescas, Orlando Mendes Viegas, assegura que a Guiné-Bissau chegou num patamar “mais” alto da sua cooperação com a China e que resultou na materialização desta unidade de transformação e conservação do pescado nacional “que vai entrar em funcionamento brevemente numa lógia de cogestão administrativa e financeira e do pessoal entre o ministério das pescas e a empresa construtora”.

No mesmo ato o Embaixador da China no país, Guo Ce, diz esperar que a unidade construída possa promover ativamente o desenvolvimento das pescas artesanal local e a exportação dos produtos aquáticos locais.

A Unidade de Transformação e Conservação do Pescado hoje inaugurado, foi financiado pela República Popular da China num valor de 8 biliões de dólares americanos e pretende gerar cerca de 200 postos de trabalho.

De referir ainda que a unidade de transformação foi construída pela empresa chinesa ZGSC, ligada a cooperação global de frutos do mar.

 

Por: Diana Vaz / Rádio Sol Mansi

Imagem: Diana Vaz

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più