Dionísio Cumba: “PIMI III POSSIBILITARÁ O AVANÇO NA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL”
O ministro da saúde pública disse que o lançamento do projecto sistema universal de cobertura de saúde (PIMI III), permitirá colmatar as lacunas deixadas durante os últimos dois sistemas universais e avançar com a redução da mortalidade materna infantil.
“Visitei várias estruturas de saúde do país e constatei que a acção de PIMI 1e 2, conseguiu formar alguns técnicos que neste momento estão a trabalhar na saúde materna infantil que é uma das prioridades do ministério de saúde, porque sabemos que é aí que começa a vida e temos que dar maior acção neste sector que é muito importante para o nosso sistema sanitária”, diz adiantando que “ temos que apostar na formação dos nossos quadro que é fundamental para dar o seguimento destes projectos quando PIMI se retira da Guiné-Bissau”.
As garantias foram deixadas à margem de abertura do lançamento do projecto de apoio a saúde Reprodutiva Materna, Neonatal e Infantil rumo a sistema universal de cobertura de saúde na Guiné-Bissau (PIMI III).
Dionísio Cumba afirmou ainda que não é a primeira vez que este projecto está sendo executado na Guiné-Bissau e os dois últimos projectos tinham resultados satisfatórias no que diz respeito a redução da mortalidade infantil.
A embaixadora da União Europeia no país, Sónia Neto sublinhou que este é um programa muito emblemático por aquilo que representa, que é salvar vidas…
“ (…) O maior desígnio da União Europeia e dos seus estados membros, é precisamente dar vidas a outras vidas e dar continuidade aos cuidados de saúde destas mães e destas crianças que têm parte nas suas famílias em toda a guine – Bissau, portanto, diria que é um programa que me é muito querido não só porque sou mulher e mãe, mas também porque os indicadores falam por si”, sublinhou a diplomata.
O programa vai beneficiar directamente cerca de 343.101crianças até 5 anos de idade e 450.184 mulheres em idade fértil em todas as regiões da guine -Bissau.
Por : Miraide da Silva
- Created on .