A alta Comissaria para Luta contra a Covid-19 na Guiné-Bissau alertou, esta sexta-feira, que a Guiné-Bissau deve preparar para um aumento de casos da infecção e de conhecer o maior número de pessoas serão vítimas de novo coronavírus

O alerta de Magda Nely Silva Robalo feita aos jornalistas, no aeroporto Internacional de Bissau, após a chegada da equipa de médicos Cubanos, para reforçar os técnicos nacionais na luta contra a Covid-19.

A comissária que ocupava a pasta da ministra da saúde disse que a ajuda do povo cubano aos guineenses na luta contra o novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, vai juntar outras ajudas que o país tem sido a receber no âmbito do combate a propagação da infecção, um vez que a Guiné-Bissau está a confrontar com os desafios inerentes desde a fragilidade do sistema de saúde, social e económico.

Entretanto, o embaixador de Cuba garantiu que os profissionais de saúde cubanos que chegaram ao país para reforçar os técnicos nacionais na luta contra a pandemia da covid-19, foram cuidadosamente selecionadas.

Os especialistas cubanos, vão juntar-se à brigada médica cubana destacada em Bissau, no âmbito da cooperação. Segundo o embaixador cubano, Raul Silva, formarão uma grande equipa ao lado dos colegas guineenses para salvar vidas.

Também presente no momento da chegada dos especialistas cubanos, o representante residente da Organização Mundial da Saúde, Jean-Marie Kipela, disse que a sua organização está a apoiar o país desde o início da pandemia revelando que já chegou ao país uma equipa médica internacional para apoiar os especialistas guineenses na área clínica e maneios dos casos internados.

Entre os especialistas cubanos oito médicos, 10 enfermeiras e enfermeiros intensivistas, dois técnicos de laboratório, um técnico em electromedicina, um logístico e um chefe da equipa fazem parte da 36.ª brigada internacionalista cubana.

 

Por: Braima Sigá

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più