24 DE NOVEMBRO DIA DAS PRESIDÊNCIAS NA GUINÉ-BISSAU

O Presidente da República, José Mário Vaz, caba de decretar, para 24 de Novembro de 2019, a data das eleições presidenciais na Guiné-Bissau. A decisão tomada minutos depois de acabar a audição com os partidos políticos

Esta manhã o presidente estava em series de audiências com os partidos políticos constituídos no país. Á saída esta manhã os políticos tiveram opiniões diferentes em relação às propostas apresentadas pelo presidente Mário Vaz mas ao todo a maioria dos partidos defenderam a data de 24 depois anunciado no decreto presidencial.

Á saída do encontro o primeiro-ministro, Aristides Gomes, disse que tendo em conta a experiência na organização das eleições legislativas tinha aconselhado o presidente o Novembro para a realização das presidenciais.

“É preciso incluir potencial eleitor que não votou nas últimas legislativas de 10 de Março”

Para o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, no contexto normal a data das presidenciais devia ser marcada só com a nomeação de um governo legítimo, mas mesmo assim pediu ao presidente para cumprir com a data pensando na oportunidade do país negociar com os partidos internacionais sobre os futuros apoios, tinha a necessidade das eleições serem realizadas ainda este ano.

“Num estado de direito e em condições normais, depois da realização das eleições deveríamos ter um governo e era com base na proposta do governo que se devia avançar neste sentido”

O presidente decreta 24 de Novembro a data das eleições presidenciais mas o país ainda aguarda o nome do novo primeiro-ministro depois de serem ouvidos os partidos representados no parlamento e depois de ser entregue o nome da pessoa indigitada pelo partido vencedor para o cargo do primeiro-ministro.

A Rádio Sol Mansi (RSM) continua a tentar ouvir a reacção dos partidos político sobre a decisão do presidente Mário Vaz.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© 2019 Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più