TRIBUNAL DE CONTAS INSTA EXECUTIVO A ENVIAR ATEMPADAMENTE SUAS CONTAS GERAIS

O presidente do Tribunal de Contas, Amado Tidjane Baldé, exorta ao governo no sentido de remeter o documento de forma regular e atempada ao Tribunal de Contas, para efeitos de parecer, as Contas Gerais de Estado.

A exortação foi feita, hoje, na abertura do retiro de quatro dias a decorrer em Uaque, arredores de Mansoa, para socialização, consolidação e validação do Parecer de Contas Gerais de Estado de 2014 a 2016. 

Amado Tidjane Baldé recorda ao executivo que nos últimos 10 anos só estão a prestar contas dos três anos económicos.

“Em abono de transparência na gestão dos dinheiros públicos, exorto ao governo, enquanto entidade de execução do Orçamento Geral de Estado, no sentido de remeter de forma regular e atempada ao Tribunal de Contas, para efeito de parecer as Contas Gerais”, disse.

Já em crioulo, à margem da abertura do encontro, Amado Baldé considera que, quando a conta não é prestada ao povo, é um prejuízo para a transparência.

Tanto o retiro assim como a emissão dos três pareceres de Contas Gerais de Estado, foram apoiados pela União Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do projeto Pro PALOP-TL fase II.

No entanto, no discurso da abertura, a chefe da cooperação da União Europeia na Guiné-Bissau, Simona Schlede, saudou a iniciativa do Tribunal de Contas em realizar o retiro sobre a socialização e consolidação dos pareceres sobre a Conta Geral do Estado de 2014 a 2016.

“Um marco tão importante neste esforço conjunto de melhorar a gestão da coisa pública para beneficiar o povo da Guiné-Bissau”, reconhece.

Durante quatro dias, os participantes vão aperfeiçoar, consolidar e validar os três pareceres ora concluídos e cujas versões finais serão remetidas à ANP para a apreciação na próxima sessão ordinária a realizar entre fevereiro a abril deste ano.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più