Saúde: TÉCNICOS NOVOS INGRESSOS ANUNCIARAM PARA SEGUNDA-FEIRA INICIO DE PARALISAÇÃO NO SETOR

O coletivo de técnicos de saúde novos ingressos ameaça paralisar na próxima semana de 14 à 20, os serviços da saúde pública do país exigindo do governo o pagamento de sete meses de salário.

A paralisação de sete dias anunciada neste sábado (12 de outubro de 2024) pelo porta-voz da organização, Romisio José Bernardo, deve-se à falta de pagamento dos seus salários desde que estes foram colocados já há sete meses nos diferentes hospitais e centros de saúde do país.

“Está previsto para iniciar na segunda-feira próxima uma paralisação de sete dias ou seja uma semana de 14 à 20. Esta nossa paralisação visa essencialmente pressionar o governo que desde 2023 não tem mostrado o interesse para com os técnicos novos ingressos”, afirmou o José Bernardo que disse duvidar na vontade do executivo em negociar com o grupo em causa uma vez que estes deram entrada no ministério da saúde pública o pré-aviso que até então não foram chamados para uma negociação.

Os técnicos de saúde iniciaram a paralisação dos serviços nos hospitais e centros de saúde uma semana após a greve de três dias observada pela Frente Social que engloba os sindicatos ligados aos setores de saúde e da educação.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi a propósito da anunciada paralisação, o porta-voz do grupo, Romisio José Bernardo, considera de desprezo aos técnicos em causa por parte do executivo que segundo disse este não tem levado em conta a situação dos médicos e enfermeiros colocados em 2023.

“Para nós o comportamento do governo tem revelado a falta de interesse para com os técnicos de saúde novos ingressos”, classificou o técnico lamentando as condições precárias que têm enfrentado durante os sete meses no terreno.

Mais de mil técnicos novos ingressos colocados em 2023 ameaçam paralisar os serviços hospitalares na próxima semana. A paralisação em causa, segundo as informações apuradas pela Rádio Sol Mansi, visa pressionar o governo da iniciativa presidencial liderada por Rui Duarte Barros pagamento da dívida de sete meses contraída com os técnicos de saúde.

Por: Ussumane Mané

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più