“POR RAZÕES CONSTITUCIONAIS NÃO POSSO NOMEAR LÍDER DO PAIGC AO CARGO DO PRIMEIRO-MINISTRO”, presidente da república

O Presidente Umaro Sissoco Embalo confirma que por razões constitucionais e de coerência nunca irá nomear Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), ao cargo nem do Primeiro-Ministro e nem do ministro.

O presidente da República falava aos jornalistas à margem de uma visita feita no Hospital Nacional Simão Mendes.

Sissoco Embalo disse que ele nunca foi reconhecido por Domingos Simões Pereira e foi mais longe avisando que mesmo que o PAIGC tiver 102 deputados ou mesmo que Domingos Simões Pereira seja o vencedor do próximo congresso não irá nomeá-lo a qualquer cargo de liderança política.

“Mesmo sendo ele (Domingos Simões Pereira) presidente do PAIGC e nem sei se ainda poderei nomear o seu partido no governo. Realmente isso é complicado para o PAIGC. (…) Mesmo sendo Domingos Simões Pereira o vencedor do próximo congresso, mesmo tendo 102 deputados, não vou nomeá-lo, porque foi ele quem disse que não sou o presidente da República”, reafirma Umaro Sissoco Embaló sustentado que deve haver respeito entre os órgãos da soberania.

Umaro Sissoco Embalo disse que não poderá conviver em termos políticos nem com Domingos Simões Pereira e nem com os elementos da sua direcção.

“Tu não me reconheces e eu vou-te reconhecer, é o presidente quem nomeia e dá posse, portanto não temos condições de coabitar na política. (…) Na política não temos espaço e nem com a sua direção caso ganhem as eleições”, garante Embaló dizendo que é coerente das suas atuações.

O presidente Umaro Sissoco Embalo afirma que não terá objecção em nomear qualquer elemento do Partido da Renovação Social (PRS) ou do PAIGC desde que não seja Domingos Simões Pereira.

O PAIGC realiza dentro de 1 mês o seu décimo congresso e Domingos Simões Pereira é o candidato ao seu terceiro mandato.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più