POLÍCIA JUDICIÁRIA REVELA DADOS PREOCUPANTES DE CRIMES LIGADOS AO USO DE TELEMÓVEL
Os dados das denúncias de crimes ligados ao uso de telefones aumentaram significativamente nos últimos tempos na Guiné-Bissau, as revelações são da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau que anuncia, no entanto, que a maioria das vítimas é mulher.
Esta quinta-feira (10), o mundo assinala o dia de telefone, a data é lembrada porque a comunicação por telefone foi uma das invenções mais importante para o seculo XX, fazendo com que o mundo se torne mais acessível para todos.
Em virtude muitas pessoas contrariamente fazem o seu uso para actividades ilícitas carretando várias consequências para a sociedade.
Na sequência da comemoração da data, a Rádio Sol Mansi (RSM) ouviu um dos agentes de investigação criminal da Polícia Judicial afeto a Brigada de Crime nas Mulheres e Menores.
Abel Lopes Cardoso afirma que “nos últimos tempos casos de denúncia de crimes ligados ao uso do telefone está a aumentar e, a situação merece a preocupação de todos”. Na opinião deste especialista é preciso uma sensibilização para estancar este flagelo.
Igualmente a RSM ouviu alguns guineenses que se mostraram preocupados com a forma como as pessoas, principalmente jovens, usam telefones. Várias sensibilidades já levantaram as vozes para chamadas de atenção sobre a necessidade de conscientizar a sociedade no que diz respeito as consequências negativas de más párticas no uso do telefone.
“O telemóvel poderia ser aproveitado para aumentar o conhecimento, tanto na vida estudantil assim como na profissional”, disseram.
Para entender o impacto social deste assunto, a RSM falou também com o sociólogo guineense, Yannick Vieira, assegurou que o mau uso de telefone constitui um “grande” perigo para sociedade e, chamou a atenção aos estudantes para aproveitarem o telefone no sentido de aprofundarem ainda mais o conhecimento.
Já o especialista na área de telecomunicação, Ordem Calabus, também explicou que o uso do telefone correto é benéfico para o quotidiano das pessoas, mas “os guineenses apenas usam telefones para fazer ou receber chamadas ou para usar a internet”.
Na Guiné-Bissau por várias vezes o uso de telemóvel é criticado. Nos últimos tempos aumentara-se chantagem de pessoas, segundo a Polícia Judiciária a maioria mulheres, e já houve relatos de pessoas presas por esta situação.
Ainda segundo a polícia, nos últimos anos, foram relatados número preocupantes de crimes ligados ao uso do telefone.
Por: Diana Vaz
- Created on .