MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA “TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO”

O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anuncia que já está em curso o processo do inquérito no Ministério Público sobre alegada tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau.

Sissoco Embalo fez este anúncio, esta quinta-feira (03/02), durante uma visita efectuada às instalações do palácio do governo, depois de quase 48 horas da invasão à instalação onde decorria o conselho de ministros que, segundo fontes oficiais, terá resultado em 11 mortes.

Em declaração à imprensa, o presidente Embalo garante que serão conhecidas as conclusões do inquérito e garante ainda que a justiça será feita com toda a transparência.

“Eu não quero estar aqui a obstruir a comissão do inquérito, o caso está no Ministério Público que é o detentor da ação penal”, disse o Presidente justificando que isso é para dar mais transparência no inquérito aberto.

O presidente da República declara que vai intensificar a sua luta contra corrupção e narcotráfico. No entanto, sem especificar, afirma que há pessoas que foram os financiadores deste grupo.

Instado aos jornalistas sobre o seu comentário em relação a escassas informações sobre o que realmente aconteceu na terça-feira, o presidente da República convida os jornalistas a recorrerem ao tribunal.

“Eu não sou juiz. Sou o Presidente da República”, justifica.

No palácio do governo eram vistos vestígios de balas usadas durante o tiroteio no palácio do governo, dezenas de forças de segurança e de defesa foram colocadas em todo o palácio. Apesar do apelo do governo aos funcionários para voltarem ao trabalho, a Rádio Sol Mansi constatou que todos os ministérios foram fechados e sem a presença de nenhum civil.

A via do palácio continua fechada sem permissão de passagem dos pedestres e as viaturas são desviadas para outra facha de estrada.

Ainda na coletiva à imprensa, o Presidente da República desmente rumores sobre a alegada morte do Chefe de Estado-maior General das Forças Aramadas, Biaguê Na Ntam, garantindo que ele está em Barcelona no tratamento médico e está bem de saúde.

O presidente da Republica tranquilizou aos servidores a retomarem os serviços garantindo e que não foram impostas medidas que restringem a circulação em todo o país e nas fronteiras.

Embaló anunciou que a partir de agora a sua segurança será mais reforçada.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più