GUINÉ-BISSAU REGISTA NÚMERO CONSIDERÁVEL DE SARAMPO
O governo anunciou que o país registou um número muito elevado de sarampo confirmado no laboratório.
Na semana passada, os populares de Guiledje e Dandum relataram a Rádio Sol Mansi o surgimento de novo surto de Sarampo naquela localidade, facto confirmado pelo secretário-geral do ministério.
Hoje, o Ministro da Saúde Pública Dionísio Cumba a margem da declaração do surto de poliomielite na Guiné-Bissau, afirmou que o país já registou o número muito elevado de sarampo.
“Estamos acompanhar atentamente a situação de sarampo, temos números muito elevados que foram confirmados no laboratório e que confirmam efectivamente a subida exponencial de caso de sarampo porque atenção das autoridades estava virada para covid-19”, confirmou.
Relativamente a declaração de surto de Poliomielite na Guiné-Bissau, o titular da pasta da saúde anunciou para o próximo dia 8 de Abril, o início da campanha de vacinação contra o novo surto.
“Com esta declaração, vamos começar a campanha de vacinação”, diz acrescentando que o acto central será em Bissau.
“ Na verdade estamos muito atrasados em termo de vacinação em relação aos países da sub-região devido as dificuldades de alcançar as vacinas”, reconheceu o titular da pasta de saúde.
O governo compromete-se com urgência, implementar respostas coordenadas à surto para prevenir a propagação regional, nacional e internacional para interromper rapidamente o surto antes do final deste ano.
Por:Turé da Silva
- Created on .