GUINÉ-BISSAU APRESENTA DEFICIT NAS CONTAS DA TRANSAÇÃO CORRENTE
O governo da Guiné-Bissau informa que nos últimos três anos as contas de transações correntes apresentam deficitárias em consequência da forte deterioração da balança de serviço.
A informação foi avançada, hoje, pelo Diretor-Geral de Previsão e Estudos Econômicos, em representação do ministro das Finanças, no âmbito da jornada de divulgação de contas externas da Guiné-Bissau referentes ao ano 2020, realizado pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
De acordo com Dansó António Yalá, a queda deve-se à consequência da forte deterioração da balança de serviços e do aumento mais acentuado das importações em relação à exportação.
Por outro lado, o Diretor Geral de Previsão e Estudos Econômicos disse que o país deve empenhar-se na implementação da estratégia do crescimento acelerado da economia assenta na diversificação e no fomento do setor chave.
Helena Nosoline Embalo, diretora nacional do BCEAO, disse que a jornada visa medir o desempenho económico do país face ao exterior.
A jornada de divulgação de contas externas da Guiné-Bissau referente ao ano 2020 foi organizada pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) com participação das instituições públicas, privadas e embaixadas na presença do representante do FMI e da Diretora Nacional do BCEAO.
Por: Marcelino Iambi
- Created on .