Comercialização da castanha de caju. GOVERNO FIXA 300 FRANCOS CFA POR QUILOGRAMA
O governo anunciou hoje, que a compra de um quilograma da castanha de caju para este ano junto ao produtor, é de 300 francos cfa.
O valor consta na nota deliberativa do Conselho de Ministros Extraordinária realizada nesta sexta-feira, no Palácio do Governo sob a presidência do Primeiro-Ministro Rui Duarte Barros, consultada pela nossa redação.
Na mesma missiva, o executivo fixou “a base tributária em 800 dólares por tonelada” de castanha de caju.
O governo deliberou ainda fixar “o dia 15 de março, como data de abertura oficial da campanha de comercialização e exportação da castanha de caju”, o maior produto agrícola guineense de exportação.
Ainda hoje, o líder do Partido da Unidade Nacional (PUN) uma formação política extraparlamentar, pede às autoridades governamentais, a baixarem todas as taxas possíveis para que os agricultores possam vender as suas castanhas a melhor preço.
Idrissa Djalo, defendeu em conferência de imprensa que ser urgente que haja um consenso nacional, para viabilizar a campanha de comercialização da castanha de caju
Ontem, o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló falando aos jornalistas depois da plenária do Conselho de Ministros no Palácio do Governo exortou o executivo, a corrigir os erros do passado na compra da castanha de caju.
A campanha, particularmente do ano passado é vista e considerada pelos camponeses e não só, como uma das piores do país nos últimos 10 anos.
Por: Braima Sigá
- Created on .