Clima: AMBIENTALISTA ALERTA SOBRE VULNERABILIDADE CLIMÁTICA NA GUINÉ-BISSAU
A diretora-geral do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) alerta que a Guiné-Bissau está sob riscos de vulnerabilidade às mudanças climáticas.
Aissa de Barros que falava este sábado (12 de outubro de 2024) em Bissau, durante a conferência sobre Adaptação Climática dos Jovens, aponta que os problemas ambientais que ameaçam o país são os resultados de política e comportamentos negligentes ao longo do tempo.
“A Guiné-Bissau está classificada como um dos países de alto risco de vulnerabilidade as mudanças climáticas, isso coloca em perigo de vida as nossas populações, especialmente aqueles dependem diretamente dos recursos naturais para suas sobrevivência”, alertou a responsável considerando que esses problemas ambientais não surgiram do nada, são resultados da politica, do comportamento negligentes ao longo do tempo.
Já o Presidente do Instituto da Juventude desafiou os jovens guineenses, a deixarem as suas zonas de conforto para transformarem a Guiné-Bissau. Ussumane Sadjo aponta a necessidade de um engajamento sério dos jovens para tornar a Guiné-Bissau mais resiliente nos seus compromissos globais.
“Uma das maiores riquezas que o mundo tem é a Biodiversidade”, reconheceu Sadjo lançando convite a juventude na transformação do país.
A Conferência de Adaptação Climática dos Jovens tem como lema: “Construir um movimento de adaptação juvenil, sensibilizar e impulsionar a partilha de conhecimentos para ações de adaptação lideradas pelos jovens na Guiné-Bissau”.
Por: Belizário Cali
- Created on .