21 ANOS DA RÁDIO SOL MANSI AO SERVIÇO DE PAZ
A Rádio Sol Mansi celebra, hoje, os seus 21 anos ao serviço da paz da evangelização na Guiné-Bissau. A emissora da Igreja Católica da Guiné-Bissau fundada em 2001 em Mansoa, agora tem a dimensão internacional.
A Rádio Sol Mansi, uma emissora católica guineense, fundada com o propósito de dar voz aos cidadãos e a promoção da paz na Guiné-Bissau. Para este ano a RSM terá nova visão e surpresas agradáveis que serão sentidas brevemente.
Desde 2001, a Rádio Sol Mansi tem trabalhado na promoção da paz, estabilidade, e tranquilidade da sociedade guineense. “Se a Rádio é utilizada para criar a guerra, porque não criar uma rádio para promover a paz”, este foi o impulso para criança da Sol Mansi inspirada no impacto negativo das Rádios no conflito político armado de 1998.
Rádio Sol Mansi sempre se comprometeu a trabalha sem cessar à procura de conscientizar e educar a sociedade através de seus conteúdos de programas. A isenção nos tratamentos dos conteúdos jornalísticos são os desafios colocados à todos os seus profissionais.
Os 21 anos da RSM foram graças aos sacrifícios e dedicação de todos os funcionários, e sacrifícios estes que há anos vêm se transformando nas acções concretas e visíveis na sociedade.
A veracidade dos factos e os tratamentos dos conteúdos jornalísticos e dos programas foram testemunhados pelos ouvintes desta estação emissora. Os ouvintes elogiaram os trabalhos fetos até aqui.
Os ouvintes apontaram como desafios para este ano o reforço de programas temáticos, e também a estabilização de transmissão nas diferentes zonas do país.
Nada se começa fácil, e um bom caminho sempre se descobre com a verdade, esta verdade é que está a ser testemunhada pela sociedade guineense, antes da fundação da Rádio era difícil, mas com a dinâmica dos profissionais deu um grande passo positivo que hoje colocou-a no topo da estação isenta, imparcial.
O fundador da Rádio Sol Mansi, padre Davide Schiocco, afirma que os desafios da fundação da Rádio eram de recuperar a confiança da harmonia, e de convivência social.
Padre Davide foi diretor da RSM por vários anos e, no entanto, como fundador deu a nota positiva Rádio, reconhecendo a dinâmica dos profissionais desta casa.
Para o diretor da Rádio Sol Mansi, Casimiro Jorge Cajucam, os desafios de momento inserem-se na formação de pessoal da rádio como forma de impulsionar a nova dinâmica de elevação da Sol Mansi ao mais alto nível.
Casimiro Cajucam diretor da Rádio Sol Mansi insiste ainda que os próximos desafios da Rádio será o reforço de sinais de transmissão a nível do país.
O diretor da Sol Mansi Casimiro Cajucam, aponta também o auto das receitas internas na rádio para a sua própria sustentabilidade nos próximos tempos como um outro desafio.
Um outro desafio da Rádio foi testemunhado pelos seus funcionários dos estúdios da RSM de Mansoa e de Bafatá, Mamadu Saido Embalo e Mateus Furtado realçaram os momentos da criação da rádio e da sua radiação, nas regiões do país.
Rádio Sol conta atualmente com mais 40 correspondentes ao nível nacional e na diáspora. A isenção, e imparcialidade nos tratamentos dos conteúdos jornalísticos são desafios colocados a todos os profissionais desta casa Rádio, informação credível foi um dos objetivos procurados todos os dia pelos repórteres, correspondentes e apresentadores.
O surgimento desta estação emissora da igreja católica, tem como objetivo de promover a paz social e, consolidação da democracia interna entre os guineenses.
Por: Ussumane Mané
- Created on .