A Diocese de Bissau está reunida no seu 1º Sínodo diocesano para buscar o melhor caminho rumo à nova evangelização na igreja local.

A cerimónia de abertura do encontro cujo lema é “Nova Evangelização” foi presidida pelo Bispo de Bissau Dom José Camnaté Na Bissing que na ocasião afirmou que é uma ocasião favorável para a família diocesana rever criticamente o “seu estado de ser cristão e de testemunha do reino de Deus” num tempo em que muitos problemas assolam toda a igreja em África e não só.

“ A falta de amor, de reconciliação, falta de integração das culturas africanas no processo de reconciliação, a presença notória e ameaçadora do secretismo religioso e do fundamentalismo religioso, a fragilidade de fé de muitos crestões, interpelam como Igreja diocesana que somos e exigem respostas urgentes e adequadas”, diz.

Por outro lado, disse que o lema escolhido “ Nova Evangelização” é por um lado, a proclamação do evangelho para aqueles que ainda não conhecem Jesus Cristo e a sua mensagem de salvação, e, por outro lado, é destinada principalmente as pessoas que “embora baptizadas, se distanciaram da Igreja e vivem sem levar em conta a pratica cristã”.

Por seu turno, o Bispo da Diocese de Bafatá Dom Pedro Zilli sublinhou que o Sínodo “é uma ocasião favorável para a família diocesana rever criticamente o estado do seu ser cristão e a sua presença de testemunha da proximidade do Reino de Deus”.

O Vigário Episcopal para a Pastoral, Padre António Imbombo reconheceu que a família católica vive momentos notáveis de crise de identidade e “a Diocese de Bissau, não escapando a esta triste realidade”. “ o Sínodo que agora se inicia, terá por finalidade ajudar as pessoas a terem um novo encontro com Senhor, o único que dá sentido profundo e paz para a nossa existência, para favorecer a redescoberta da fé, a fonte de graça que traz alegria e esperança na vida pessoal, familiar e social”, concluiu.

De referir que o Sínodo Diocesano tem duas sessões e esta é a primeira e vai terminar no dia 17 de Fevereiro e segunda vai de 29 de Maio 02 de Junho

Ainda de salientar que este sínodo é realizado quando a Diocese de Bissau celebra 40 anos da sua criação, á 21 de Março de 1977.

Por: Nautaran marcos Có/ Luciano Carlos Jaló

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più