04
Jun
2019

 A vingança não resolve problemas, mas sim torna-se como um fertilizante de problemas.

Nesta ordem de ideia os cristãos devem evitar o caminho da vingança e de escândalo sobretudo aqueles que se enveredem pela política”, afirma Dom Lampra, ao se dirigindo aos mais de três mil jovens provenientes de diferentes regiões e setores da diocese de Bissau, que congregavam em Mansoa, norte da Guiné-Bissau cerca de 60 km da capital Bissau, no âmbito da XIIIª jornadas diocesanas da juventude católica da Guiné-Bissau que decorreu de 24 a 26 de maio sob lema “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1,38) tema escolhido pelo Papa Francisco para ultima jornadas mundiais de juventude católica que teve lugar em Panamá.

Durante a sua homilia na missa do enceramento daquilo que é o maior evento da juventude católica deste país lusófono africano, o prelado apelou aos presentes para seguirem o exemplo da humildade de Maria, lembrando que a “religião cristã exalta humildade”.

As jornadas tiveram a catequese, marcha jovem (manifestação da paz e sensibilização sobre o perigo da droga), celebração de santa eucaristia e sacramento de reconciliação e noite cultual como momentos fortes.

Em Buba, sul da Guiné-Bissau, que congregava também cerca de dois mil jovens da diocese de Bafatá o vigário geral da referida diocese, padre Domingos da Fonseca, chamou atenção aos jovens católicos do país sobre responsabilidades que pendem sobre eles no processo da estabilização, desenvolvimento e na mudança da mentalidade no país. “Adolescentes e jovens católicos têm enormes responsabilidades no ambiente da vossa vida, na vossa casa, na vossa escola, no vosso trabalho, na administração pública, nos vossos movimentos de apostolado, na política em suma, têm responsabilidade de ajudar na mudança de mentalidade e no desenvolvimento da Guiné-Bissau”, finalizou.  

A XIIIª jornadas da juventude católica da Guiné-Bissau decorreu numa altura em que o país se encontrava mergulhado numa nova crise política.

Por: Casimiro Jorge Cajucan

Foto: LD

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più