16
Apr
2019

Bispos das dioceses de Bissau e Bafatá juntaram, hoje (16), na Sé Catedral de Bissau e de Bafatá, os sacerdotes e fiéis, a missa Crismal que inclui a renovação das promessas sacerdotais dedicadas à Cristo e à Igreja

Na sua homilia, o bispo de Bissau, Dom Camnaté na Bissing, disse que a missão de Jesus é de libertar os pobres e por isso perante a crise constante no país todos são chamados a sintonizar a evangelização na missão libertadora de Cristo.

Dom Camnaté diz ainda que para que a verdadeira libertação aconteça deve-se agir contra todas as forças de injustiça, corrupção e falsidade.

“É um dia não só de renovação das promessas dos sacerdotes mas também onde lembramos a mensagem do Papa aos padres no qual pede que cada Igreja saiba acompanhar, orientar e estimular os jovens para saberem escolher a sua vocação”.

O bispo Camnaté diz ainda que na celebração da missa crismal manifesta-se o ministério de sacerdócio de Jesus.

A missa normalmente realiza-se na manhã da quinta-feira santa, mas a diocese de Bissau e de Bafatá celebram-na, hoje (16), devido a deslocação dos sacerdotes que devem presidir a missa da instituição da eucaristia nas suas comunidades na quinta a noite.

A missa serviu para a bênção dos óleos de catecúmeno, óleo de crisma, e da santa unção que são utilizados nos sacramentos católicos. Ainda na missa, os sacerdotes renovaram os seus compromissos de serem fiéis a igreja e seguir as orientações do bispo.

Para os sacerdotes o dia de renovação os lembra a sua ordenação que se vive com muita alegria e estão despostos a seguir e cuidar da Igreja como pastores de Cristo.

                                        

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

Imagem: Iasmine Fernandes

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più