A ministra da Saúde diz, esta quinta-feira (13), que Estado da Guiné-Bissau está preocupado para melhoria da vida da população e de garantir a cobertura universal da saúde aos cidadãos em todo território nacional

A titular da pasta da saúde pública, Maria Inácia Có, falava durante a inauguração do centro de saúde da secção de Jolmet, sector de Pelundo, reabilitada pela Organização Não Governamental (ONG) “Vida” através da parceira entre as partes através do apoio Australian Aid, Embaixada de Portugal em Copenhaga e Portvinsbaren (Dinamarca).

De acordo com Inácia Có, para garantir a cobertura universal a saúde não significa só por medicamento a fim de curar os doentes mas exige ter as infra-estruturas e recursos humanos em condição para atender as demandas.

Para a coordenadora da ONG Vida, Helena Arias, a iniciativa de reabilitar o centro de saúde teve início em 2015 quando a condição não era aceitável e não havia água potável e luz eléctrica ou seja condições básicas para o funcionamento.

Em nome das mulheres da zona, Martina Cá, satisfeita com o trabalho realizado e pede a autoridade da saúde para afectar o centro de saúde com uma ambulância para evacuar os doentes para os hospitais especializados.

Por seu turno, o director regional de Saúde de Cacheu, Humberto Nbunde Ntchala, diz que não há razão para as mulheres continuarem a dar luz em casa uma vez que mensalmente os técnicos atendem 39 consultas pré-natais e na média 11 parto mensal.

Através do recenseamento dos Agentes Saúde Comunitárias (ASC) a secção de Jolmet conta com 4 mil e 982 habitantes com três técnicos entre os quais uma parteira e dois enfermeiros.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Imagem: Marcelino Iambi

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più