MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA MULHER E FAMÍLIA REFORÇAM CAPACIDADE DOS ASSISTENTES SOCIAIS
A ministra da mulher e coesão social afirmou esta quarta-feira que é notório que os profissionais de serviços sociais procuram contribuir de forma directa na vida das pessoas dando seu contributo até aos assuntos mais abrangentes.
Maria Evarista de Sousa fala na abertura do seminário do reforço de capacidade dos técnicos de saúde na prestação de serviços sociais para pessoas vítimas de violações.
No entanto, a governante disse que este atelier de formação “pretende reforçar as competências dos técnicos de diferentes instituições sociais que actuam no domínio dos direitos das mulheres e crianças”, com vista a garantir melhor articulação e coordenação entre os profissionais e proverem medidas de “ acessibilidade aos serviços de assistência psicossocial, assistência medica e jurídica para as camadas desfavorecidas”.
Por seu lado, a secretária de estado da gestão hospitalar, Maria Inácia Sanhá reconheceu que na Guiné-Bissau existem práticas que em condições normais podem ser considerados de nocivos e nefasta para a saúde, adiantando depois que “as pessoas que trabalham com crianças devem ter a mínima noção dos direitos e deveres fundamentais das crianças, por isso, enquanto mais instrumentos jurídicos que objectivem a protecção dos direitos das crianças forem adoptados, maior protecção daremos aos futuros homens e mulheres”, diz.
No seminário que vai terminar amanha, serão debatidos os temas como código de conduta contra abuso e exploração sexual, primeiros cuidados psicológicos entre outros.
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .