O Governo promete aumentar o salário de 70% dos professores na média de 32.000 FCFA, excepto os de região de Biombo e do Sector Autónimo de Bissau.

A garantia foi dada pelo titular da pasta da educação nacional, Dautarim Monteiro da Costa, numa entrevista alargada aos jornalistas, neste fim-de-semana.

Dautarim justificou que dos 70% dos professores do país que beneficiam do subsídio de isolamento, não estão incluídos os de Sector Autónimo de Bissau e região de Biombo, porque estão no centro.

Entretanto, para ele, “ a Guiné-Bissau é um dos países do mundo onde continua se a discutir o problema de greve. Segundo ele é chegada a hora dos sindicatos começarem a modernizar a forma de intervenção para ajudar na melhoria do sistema educativo”.

Entretanto a Confederação Nacional das Associações Estudantis (CONAEGUIB) preocupada com projecção da greve no sector da educação, chama atenção ao governo no sentido de mediar a situação mais rápido possível.

A preocupação transmitida esta terça-feira (10/12) pelo presidente desta organização estudantil guineense durante uma conferência de imprensa.

Bacar Darame lamenta como ano lectivo findo tem decorrido, por isso, alerta o executivo liderado pelo Aristides Gomes a criar condições necessárias para evitar a interrupção no próximo ano lectivo que se inicia já no próximo mês de Janeiro.

Por outro lado, considerou que o ano lectivo findo “não correu bem” por isso, pediu ao ministro da educação a se sentar na mesa com os sindicatos para evitar a possível paralisação.

Os Sindicatos ameaçam paralisar o sector do ensino a partir do dia 16 à 20 do corrente mês, caso continuar a persistir o incumprimento por parte do governo dos pontos exigidos no caderno reivindicativo. Igualmente os professores das escolas públicas do país, projectam uma outra vaga de 60 dias a partir de mês de Janeiro de 2020.

Na semana passa o primeiro-ministro pediu calma dos professores e disse que diligências estão a ser tomadas, mas que a situação seria normalizada com o fim do ciclo das eleições.

Por: Marcelino Iambi

 

Podcast

podcast

Escute quando quiser as emissões da Rádio Sol Mansi.

 

 

 

Ouvir

Escreva à RSM

email 

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più