LESTE DO PAÍS COM DIFICULDADES DE ÁGUA POTÁVEL

Os populares do sector de Contuboel, leste do país, enfrentam, há muitos anos, falta de água potável. Cada família é obrigada a viver com menos de 100 litros de água para beber, cozinhar e lavar o corpo e a roupa

A Rádio Sol Mansi (RSM) saiu às ruas e constatou que as dificuldades são enormes e as mulheres criam bichas longas para tentar conseguir o líquido indispensável para a vida humana. As vezes para lavar a roupa as pessoas são obrigadas a recorrer ao rio, facto também tem impactos negativos na biodiversidade ecológica.

“Estamos a passar por enormes dificuldades. Somos obrigados a pagar 25 francos cfa para cada menos de 20 litros de água e a bomba funciona de 12 horas às 16 horas. As mulheres trabalham aqui tipo escravas e as vezes entramos em conflito por causa da água e isso não é bom”, disse uma mulher ouvida pela nossa reportagem.

“Já não podemos aguentar com estas situações. Somos obrigados a tomar banho, por vezes, a única vez porque devido às dificuldades somos obrigados a conseguir menos de 60 litros de água porque a bomba é manual, então só assim todas as pessoas conseguirão água”, lamenta outra mulher.

“Queremos saber da gestão dos fundos da comissão de gestão da bomba manual construída aqui. Estamos cansados de pagar e as vezes não temos dinheiro, se o gestor não tiver boa vontade em nos emprestar a água somos obrigadas a ficar sem o líquido preciso”, sustenta uma idosa ouvida pela RSM.

“Estamos a morrer aos poucos”, disse uma jovem.

A maioria das zonas do interior do país e inclusive os arredores da capital Bissau passa por grandes dificuldades para conseguir água potável. A maioria consome água do poço que por vezes é prejudicial à saúde humana principalmente das crianças.

As pessoas são obrigadas a pagar 25 francos cfa para cada 20 litros de água potável.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Escreva à RSM

email Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© 2019 Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più