ÚNICA UNIVERSIDADE PÚBLICA GUINEENSE PODERÁ REABRIR AINDA ESTE ANO
O ministro da Educação Nacional disse, esta quarta-feira, que a Universidade Pública Amílcar Cabral (UAC) poderá reabrir as suas portas ainda neste ano lectivo 2016-2017. A única universidade pública do país passa desde 2010 por reestruturação após ter sido extinta em 2008
Sandji Fati, fez esta revelação depois de uma visita realizada, esta quarta-feira, a esta instalação do Ensino Superior no país para estudar a estratégia para a reabertura da UAC, onde reconhece que não é fácil fazer funcionar uma universidade mas promete-se fazer funcionar alguns cursos embora as condições actuais do país.
“As condições vão ser melhoradas em alguns aspectos para o inicio das aulas”, afirma o titular da pasta do ensino que faz referência a outras universidades privadas do país que segundo ele “encontram-se em piores condições do que a UAC”.
Entretanto, a reitora da UAC, Zaida Pereira, mostrou-se pouco optimista na reabertura ainda este ano da universidade porque não existem fundos suficientes revelando, no entanto, que já foi enviado o orçamento às autoridades competentes e agora espera-se por resposta concreta.
“A Universidade não tem nem um (1) franco cfa. Para abrir a universidade é preciso fundos porque a abertura de um curso não tem só a ver com o pagamento dos docentes. O curso é uma maquinaria que não se inventa”, adianta.
Desde 2010 o governo tenta reestruturar esta que é a única universidade pública no país. Em 2013, após cinco anos desativada, a UAC retomou suas atividades, com a nomeação de uma novo corpo administrativo.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Luciano Carlos Jaló
- Created on .