REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS DO BRASIL ELOGIA TRABALHO “MUITO ESPECIAL” DA RÁDIO SOL MANSI
A secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Brasil, Priscila Gaspar, elogiou, esta terça-feira (15), os trabalhos que estão a ser feitos pela Rádio Sol Mansi (RSM) em relação a valorização das pessoas com deficiência
Os trabalhos da RSM foram enaltecidos durante uma visita que a delegação Brasileira do ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos no Brasil fez às instalações da Sol Mansi em Bissau para inteirar dos trabalhos feitos em prol da sociedade Guineense.
Priscila Gaspar é uma pessoa surda e muda, e na entrevista à RSM é traduzida a fala por uma assistente e a tradução em termos de gestos foi feita por um outro membro da equipa.
Priscila disse que as pessoas com deficiência são invisibilizadas e a RSM faz um trabalho de empatia para que a sociedade possa respeitar os direitos humanos das pessoas com deficiência.
“Vocês fazem um trabalho muito especial porque vocês divulgam o que acontece com as pessoas com deficiência para que a sociedade possa ver estas pessoas de uma forma positiva e para que possam respeitá-las. É um trabalho muito bom que a RSM está a desenvolver”
A secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Brasil, através da sua tradutora, explica que está no país para formar pessoas com vista a multiplicarem conhecimentos sobre pessoas com deficiência.
“A missão veio ao país em parceria com a CPLP e com a ABC para oferecer um curso de capacitação para as pessoas envolvidas na temática das pessoas com deficiência e para que depois sejam multiplicadoras de conhecimentos em relação a este público”.
Os guineenses são desafiados a respeitarem os direitos e as limitações das pessoas e, no entanto, evitando de preconceitos.
“Respeitem os próximos e outras pessoas. As pessoas não são deficientes é a sociedade que precisa ver que elas são como pessoas como as outras e com os mesmos direitos”.
Uma missão do ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos no Brasil está na Guiné-Bissau para uma troca de experiência sobre os trabalhos de tratamentos de cuidados de pessoas com deficiência.
A delegação que deve permanecer na Guiné-Bissau até na próxima quinta-feira (17) manteve encontros com as autoridades nacionais e incluindo com a ministra da Mulher, Família e Protecção Social onde foram revelados dados preocupantes das pessoas com deficiência.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
- Created on .