PRESIDENTE DA REPÚBLICA FIXA MIL FRANCOS POR QUILO DE CASTANHA DE CAJU
Mil francos cfa é o preço fixado pelo presidente de república, José Mário Vaz, para a campanha de comercialização de castanha de Caju 2018. O presidente dia ainda que o lema deste ano será “Tolerância zero à saída clandestina do Caju guineense para o exterior”
O preço por quilo de castanha de Caju - o principal produto de exportação do país - foi anunciado, este sábado (24), na cidade de Gabú, leste do país, na presença do primeiro-ministro, Artur Silva, dos ministros da agricultura, do comércio, da administração interna e da defesa, ambos do governo demitido. No acto também estava o Presidente da Camara do Comercio Agricultura e Serviços (CCIAS) e da Agência Nacional de Caju (ANCA).
Na ocasião o presidente José Mário Vaz disse que a população guineense e os régulos lançaram apelos para que o preço base por quilo de castanha de Caju seja de mil francos cfa.
Mário Vaz adianta ainda que para o sucesso da presente campanha de comercialização de castanha de caju é preciso a colaboração de todos os intervenientes ligados ao processo.
“ (…) Convido-vos a trabalharmos juntos e acordarmos uma agenda comum para servirmos os donos das hortas. O dinheiro deve ficar no nosso país e deve ir para o bolso dos donos da horta, porque a castanha é deles e a contrapartida deve reverter-se a favor deles”, solicita.
Segundo o presidente, que pediu os agricultores para depositarem os seus dinheiros no banco, o povo guineense deve sentir o dinheiro no bolso em detrimento dos “sacrifícios” enfrentados durante a campanha de Caju.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
- Created on .