PR GARANTE QUE NÃO RECEBEU ALGUMA PROPOSTA E A DATA DAS ELEIÇÕES MANTÉM-SE
O Presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, garante que a data para a realização das eleições legislativas continua a ser 18 de dezembro próximo.
Umaro Sissoco Embaló deu esta réplica perante uma coletiva à imprensa, aquando da sua chegada a Bissau da visita realizada à Ucrânia e a Rússia e num momento em que o governo anunciou a protelação da data das eleições para a data de 14 de maio de 2023, isto depois de anteriormente ter avançado com a data de 23 de abril.
Sissoco Embalo diz ainda que até agora não recebeu nenhuma proposta do governo sobre a realização do escrutínio. Embaló lembra ainda que estas propostas ainda vão ser alvos de uma reunião com os partidos políticos representados no parlamento e só depois é que se decide a data definitiva.
“Até agora não recebi alguma proposta. Mas, apenas são propostas porque a marcação da data é através do decreto presidencial, e para mim ainda continua na lógica de 18 de dezembro”, sustenta.
O Presidente da República diz que tanto a Rússia como a Ucrânia comprometeram-se em apoiar a Guiné-Bissau com materiais e formação dos profissionais guineenses em diferentes áreas técnicas.
Sobre o mote da sua deslocação à Ucrânia e a Rússia, o Chefe de Estado guineense diz que durante as conversações mantidas com o presidente Russo, Vladmir Putin, este já se disponibilizou em conversar com o seu homólogo, da Ucrânia, Voldomir Zelensky.
“A nossa posição sempre foi trazer as pessoas para se dialogarem”, garante.
Caso se efetivar as linhas de conversas entre os dois presidentes, este constituirá um ganho importante neste processo e negociações, sendo que já foram efetuadas várias diligências da parte de outros tantos Presidentes da República e das organizações internacionais, mas nenhum obteve efeito positivo.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Ussumane Mané
- Created on .