PR CESSANTE PEDE RESPEITO PELA LEI DA REPÚBLICA

O Presidente da Republica cessante, José Mário Vaz, deixou a Guiné-Bissau país, hoje, 28 de Junho, com destino à Abuja - Nigéria, para participar na 55ª cimeira dos chefes de Estado e dos Governos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)

No encontro deve-se discutir também a situação política na Guiné-Bissau.

Em declaração à imprensa, momento antes de deixar o país, José Mário Vaz, sustenta que “o país só pode ser construído com a unidade, por isso, é importante que seja respeitada a lei da república”.

O presidente cessante diz preocupar-se com “a paz que conquistada” durante anos do seu mandato.

“Será realmente um grande legado meu, paz e liberdade, por isso, peço á todos os filhos da Guiné-Bissau que esta seja preservada mesmo que amanhã não esteja nesta cadeira da presidência” solícita o chefe de Estado”, exorta.

“ (…) Foi na unidade que conquistamos a luta (da independência), e na unidade que podemos construir a nossa terra, vou continuar a lutar para que haja unidade, coesão e solidariedade entre os filhos da Guiné-Bissau”, afirma.

A cimeira dos chefes de Estados e de Governos da CEDEAO acontece dia depois de os deputados da maioria parlamentar (PAIGC, APU-PDGB, UM e PND), aprovaram uma resolução que determina a cessação imediata das funções constitucionais do presidente cessante e a sua substituição pelo presidente do parlamento, Cipriano Cassama.

Os deputados do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e do Partido da Renovação Social não estiveram presentes nesta sessão.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più