PR CESSANTE DEMITE GOVERNO LIDERADO POR ARISTIDES GOMES
O Presidente da República cessante, José Mário Vaz, demitiu ontem (28 de Outubro), o governo liderado por Aristides Gomes, através de Decreto Presidencial N° 12/2019, tornado público por volta das 23 horas de Bissau
Numa altura em que faltam 26 dias para as eleições presidenciais, o chefe de Estado justificou no decreto que a decisão foi tomada na sequência da “grave crise política” que “põe em causa o normal funcionamento das instituições da República da Guiné-Bissau”.
A decisão de Jomav foi conhecida também três dias depois da realização de uma marcha dos partidos políticos, em Bissau, que resultou na morte de um adulto e vários feridos. No entanto o Ministério do Interior e o Tribunal abriram um inquérito para apurar a responsabilidade do incidente.
Antes de tomar a decisão, o PR cessante reuniu em separado com os partidos políticos mas o PAIGC, União para a Mudança e Partido da Nova Democracia não compareceram ao chamado do presidente por acharem que não possui legitimidade necessária para tal.
Embora cancelada no período da tarde, mas o conselho de Estado reuniu por volta das 20 horas (da Guiné-Bissau) e na seguida o país conheceu mais um decreto que demite um governo, desta vez liderado por Aristides Gomes saído das eleições legislativas de 10 de Março.
Durante os 5 anos de mandato, este é o oitavo governo a ser demitido pelo PR cessante, José Mário Vaz.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
- Created on .