“POLÍTICOS CONTINUAM A EXPLORAR OS FUNCIONÁRIOS” - UNTG
O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Guine - Central Sindical (UNTG-CS) considerou a classe política guineense de pior a nível da África e do mundo porque continua a ser massacrada a população através dos seus jogos políticos
A observação feita, esta quinta-feira (06), durante uma marcha pacífica que visa exigir do governo a melhoria de condição do trabalho e aumento do salário mínimo na função pública para 100 mil FCFA. Hoje cumpriu-se a quinta vaga de greve na administração pública.
Para, Júlio Mendonça a Guiné-Bissau não é o país mais pobre da África e os políticos continuam a explorar os funcionários.
O sindicalista denunciou a “exploração sistemática” dos trabalhadores públicos e privados principalmente nas violações “graves” dos seus direitos.
Entretanto, o secretário-geral da Confederação Geral do Sindicatos Independentes, Malam Ly Baldé, diz que é possível a aplicação de salário mínimo na administração pública por isso é preciso que haja um diálogo franco entre as partes.
As duas centrais sindicais do país (UNTG e a Confederação geral dos Sindicatos Independentes) voltam a ameaçar sair às ruas, no próximo sábado (08 de Junho) e com nova vaga de greve na administração pública.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .