PGR MANISFESTA-SE DETERMINADO EM LEVAR ARISTIDES GOMES À JUSTIÇA

A Procurador-geral da República (PGR) disse estar determinado em levar à justiça o antigo primeiro-ministro, Aristides Gomes, que há meses, se encontra refugiado na sede das Nações Unidas em Bissau.

Fernando Gomes falava hoje (30), em conferência de imprensa, dois dias depois dos advogados da defesa do ex-primeiro-ministro terem denunciado a ocultação da verdade perante o caso.

O Procurador garantiu por outro lado que a integridade física de Aristides Gomes não está em causa e o ministério público pode garantir a sua segurança mas, tem que responder à justiça.

“Vida de Aristides Gomes e a sua integridade física não está em causa, quando quiser voltar para a sua casa, pode fazê-lo (…) mas tem que responder perante a justiça”, garantiu.

Por outro lado, Fernando Gomes disse que Aristides Gomes é "suspeito de vários" entre ele, crimes de peculato, participação económica em negócios e de muitos outros", para depois garantir que a luta contra a corrupção já é uma realidade no país e pretende desencorajar a aquisição de bens sem justificação legal.

Na quarta-feira, o porta-voz dos advogados da defesa de Aristides Gomes, Luís Vaz Martins, disse que “o colectivo espera do Ministério Público o impulso da queixa-crime contra Joscelino Pereira, delegado do Procuradoria-Geral da Republica e Coordenador da Vara Crime do Ministério Público para servir de barómetro para se confrontar e apurar da sanidade da própria justiça guineense”.

Por: Braima Sigá

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più