ORGANIZAÇÃO OESTE AFRICANA DA SAÚDE CELEBRA 30 ANOS DA SUA CRIAÇÃO
Convencidos do papel essencial da saúde na integração e no desenvolvimento socioeconómico da região, os chefes de estado e governos da região oeste africana, adoptaram no dia 09 de Julho de 1987, o protocolo sobre a criação da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) na qualidade da única instituição especializada em saúde da região.
Esta data vai ser celebrada sob o lema “Abordagem saúde única”: exigência de uma sinergia de acções na luta contra as doenças em Africa Ocidental”.
Na mensagem deixada pelo director geral da OOSA alusivo ao dia, lido na voz do secretário-geral do ministério de saúde pública, António Guilherme Sila, realça todas as conquistas obtidas durante estes anos e reconhece que ainda o caminho a percorrer é longo.
« Em trinta anos de existência, foram envidados esforços consideráveis no domínio da governação em saúde, da parceria estratégia e da harmonização das politicas, da luta contra as epidemias e outras doenças da saúde materna e neonatal, infantil, dos adolescentes e jovens e dos idosos, do reforço dos sistemas de saúde, do desenvolvimento da pesquisa, da medicina tradicional, dos recursos humanos da saúde, da promoção das boas praticas, dos medicamentos e vacinas, da informação sanitária, etc…mas o caminho a percorrer ainda é longo» salienta.
Ainda para sublinhou que a região oeste africana é afligida por “ epidemias recorrentes de meningite, cólera, sarampo, denguem o ressurgimento de epizootias da gripe aviaria altamente patogénico e mais recentemente a epidemia da febre do vale de Rift e a da doença pelo vírus Zika”.
De acordo com a mensagem 75% das novas doenças infecciosas que afectam os seres humanos ao longo da última década são de origem animal. O objectivo da abordagem saúde única é de melhorar a saúde e o bem-estar das populações graças à prevenção dos riscos e atenuação dos efeitos das crises provenientes da interface entre os seres humanos, os animais e os seus ecossistemas.
A missão da criação da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) é de oferecer as populações da CEDEAO, o nível mais elevado possível em matéria da prestação de cuidados da saúde. E a realização dos objectivos dessas missões é uma tarefa a longo prazo que a OOAS esforça-se por cumprir diariamente, com convicção e determinação em colaboração com todos os estados membros da CEDEAO e o apoio dos parceiros.
Por: Anézia Tavares Gomes
- Created on .