MUNDO CELEBRA HOJE DIA DOS REFUGIADOS
É assinalado hoje em todo mundo dia mundial dos refugiados. No país o acto central decorreu no sector de São-Domingos, organizado pelo governo em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
O evento juntou mais de duas dezenas de homens, mulheres e crianças refugiados, urbanos e rurais, na sua maioria provenientes da república vizinha do Senegal, alguns já com mais de 25 anos no país.
O evento visa dar visibilidade á agenda do refúgio na Guiné-Bissau, dando voz aos próprios refugiados para compartilharem sua experiência e sensibilizando as autoridades sobre importância de responder aos obstáculos existentes para a completa integração local dessas pessoas no país
Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, Secretário de estado de Ordem Pública, Francisco Malan Ndur, destacou que a maioria dos refugiados residentes na Guiné- Bissau, 98% são oriundos da república vizinha do Senegal concretamente região de Casamansa, tendo adiantado que “ as judas externas tem vindo a diminuir em toda a planeta terra nos últimos tempos, devido ao surgimento de novos casos, neste sentido, o governo em consonância com os seus parceiros adoptou em 2010, novas estratégias de prestação para os refugiados residentes no país”, disse.
Por seu lado chefe da missão do Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados Mamadu Lamine Diop, agradeceu a hospitalidade oferecida pelo povo guineense aos refugiados de deferentes originalidades a vários anos.
“Agradeço o povo da Guiné-Bissau por ter acolhido refugiados de origem diverso no seu território e também pelas marcas de hospitalidade solidariedade com que os refugiados foram recebidos e albergados ao longo de vários anos na guine Bissau”
Os dados apontam que existem, mais de 60 milhões de refugiados ao nível global.
A Guiné-Bissau acolhe entre eles, mais de 8 mil refugiados e uma em cada 103 pessoas, é solicitante de asilo politica, refugiado ou deslocado interno.
Por: Amadi Djuf Djaló
- Created on .