MINISTRO DO COMÉRCIO GARANTE QUE PAÍS VAI SUPERAR A EXPORTAÇÃO DO ANO PASSADO
O Ministro do Comércio António Serifo Embaló revelou esta terça- feira que o país já exportou na presente campanha de comercialização de castanha de caju mais de 170.000 toneladas de castanha.
Os dados foram avançados esta manhã numa conferência de imprensa.
O ministro adianta por outro lado que a sua instituição tem cerca de 180.000 toneladas declaradas para exportação e garante que o país poderá superar as exportações do ano passado. “ Já exportamos a partir do porto de Bissau mais de 170.000 mil toneladas e temos cerca de 188.000 mil toneladas declaradas para a exportação”, adiantando que vão surpreender não só no volume de exportação mas também no preço da castanha que varia entre 500 e 550 francos CFA por quilograma.
Serifo Embaló garantiu que já esta em curso a elaboração de um relatório global que irá espelhar todas as anomalias que aconteceram durante a presente campanha de comercialização de castanha de Caju
Por outro lado, garante que o país poderá superar as exportações do ano passado e avisa que já esta em curso a elaboração de um relatório global que ira espelhar todas as anomalias que aconteceram durante a presente campanha de comercialização de castanha de Caju.
Entretanto, em reaçao as acusações sobre o seu alegado envolvimento no desvio do dinheiro da castanha da empresa BC Trading confiscada em 2014, o ministro explica os procedimentos e a forma como foi aplicada o dinheiro da castanha confiscada.
“ Apreendemos 12 contentores pertencentes a empresa BC Trading que alegadamente traficava a castanha de caju, razão pela qual vendemos o contentor e dividimos o dinheiro como manda a lei”.
O ministro adiantou que o ministério público já tinha considerado de falsas as acusações da empresa BC Trading e decidiu arquivar o processo de forma definitiva, alegando que “ são falsas as acusações da empresa BC Trading porque o ministério público já arquivou o processo”, concluiu.
Por: Amadu Uri Djaló
- Created on .