MINISTÉRIO DA SAÚDE EM COLABORAÇÃO COM OMS PRETENDEM IMPLEMENTAR TELEMEDICINA NO PAÍS
O ministério de saúde pública garantiu, hoje, que a implementação da telemedicina no país é uma grande revolução no sistema de saúde.
As garantias foram dadas pelo chefe do gabinete do titular da pasta de saúde, durante abertura do seminário dos técnicos de saúde, cujo objetivo de implantação “ é a formação e sensibilização dos técnicos de saúde em telemedicina”.
Ao presidir o ato, Abú Camará afirmou que a telemedicina constitui um dos principais ferramentas de auxílio de um médico para chegar ao diagnóstico do paciente com maior facilidade no contexto da globalização.
“ (…) Hoje em dia, a telecomunicação constitui principal ferramenta de auxílio de um médico para chegar ao diagnóstico do doente com maior facilidade no contexto do mundo da globalização”, afirmou.
O chefe de gabinete do ministro de saúde pública disse ainda que para o avanço do sistema nacional de saúde, é necessário o envolvimento de diferentes sectores na disseminação dos conhecimentos.
“Tendo em conta a importância deste produto tecnológico para o avanço do sistema nacional de saúde, torna-se necessário o envolvimento de diferentes sectores na disseminação dos conhecimentos sobre a sua conceção, tendo em conta que o seu funcionamento dependerá de uma certa forma o envolvimento de vários escorres”, considerou.
Questionado sobre a recção de ministério de saúde em relação a greve de Frente Social que engloba sectores de saúde e educação, Abú Camará disse que os dois ministros, da saúde e educação tentaram através de uma conversação para encontrar possíveis soluções, mas infelizmente não deu certo.
“ Fizemos duas secções através da iniciativa dos dois ministros da educação e saúde, estivemos à mesa conversando para puder ver como resolver esta situação”, explicou.
Refira-se que diferentes técnicos das áreas ligadas a saúde, juntaram-se hoje, para um seminário de cinco dias no quadro da implementação da telemedicina no país uma iniciativa conjunta do ministério de saúde pública e organização mundial de saúde.
Por: Diana Vaz
- Created on .