JOSÉ MÁRIO VAZ DIZ QUE JORNALISMO CONSTITUI ACTIVIDADE DE ELEVADA RESPONSABILIDADE
O Presidente da República, José Mário Vaz, disse esta segunda-feira (24/10) que a auto-regulação da profissão de jornalista é o caminho correto para conciliar a liberdade e a responsabilidade
O chefe do estado que falava na abertura do Vº Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios da Língua Portuguesa que decorre sob o lema “A Regulação Editorial On-line”, disse ainda que a profissão do jornalista constitui uma actividade de “elevada responsabilidade” e “obrigações sociais”, por isso, deve ser exercida por “técnicos capacitados e conscientes do poder da Comunicação Social”.
O Presidente chama ainda a atenção para necessidade das liberdades de expressão dos órgãos de Comunicação Social serem exercidas com moderação e responsabilidade, caso contrário existe risco de se transformarem em instrumentos de manipulação.
O Presidente da Republica pede, no entanto, o apoio de todos os participantes na reposição da verdade dos factos, invertendo a imagem negativa do país no exterior, com base no que vão ver e constatar ao longo da estadia na pátria de Amílcar Cabral.
Para finalizar José Mário Vaz garante a disponibilidade das autoridades públicas do país e em particular do Presidente da República “no acompanhamento de modo independente e responsável das tarefas e fins que nortearam a criação do conselho nacional da comunicação social”.
O quinto encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios da Linga Portuguesa decorre até quarta-feira /26/10) e junta académicos dos países lusófonos. A Rádio Sol Mansi está a ser representada pelo seu director, Casimiro Jorge Cajucam, e por Amadu Uri Djalo, responsável da redacção.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amadu Uri Djalo
- Created on .