JORNALISTAS CAPACITADOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Os Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social do país juntaram, esta quinta-feira, num seminário sobre ética, media transparência e os desafios actuais no combate à corrupção.

O seminário foi realizado num dos hotéis de capital, pela Associação Guineense Anticorrupção, no âmbito da campanha de sensibilização “ ke ku ntem ku corrupson”.

Na cerimónia de abertura o representante de PNUD, Ousman Djop, disse que o papel dos jornalistas é muito importante estando num país onde se pretende paz e estabilidade, e, “não poderá haver isso se a comunicação social não dá a sua contribuição”

“Não esqueçam que vivemos numa região onde no passado os jornalistas tiveram um papel que está na origem de muitos conflitos” acrescenta o representante.

Para António Nhaga, Bastonário de Ordem de Jornalistas da Guiné-Bissau, a imprensa nacional poderia ser uma “importante arma” eficiente na luta contra esse flagelo, mas para isso, os “jornalistas deveriam estar despostos a trabalhar em conjunto com a sociedade civil para evitar que um pequeno número de pessoas expostas politicamente se controle economicamente a sociedade”.

“Os jornalistas guineenses deveriam saber explicar a sociedade política nacional que é preciso engolir o seu orgulho, esquecer os seus negócios pessoais para defender um bem maior, que é a Guiné-Bissau”, explica Nhaga.

O presidente da referida associação, Joel Alo Fernandes, afirma que a ocasião serviu para refirmar a vontade de vencer os obstáculos para acabar com a corrupção na sociedade.

“ O país precisa mais do que nunca de órgãos de comunicação social forte, coeso e responsável para fazer frente comum e munir de novos instrumentos e mecanismos capazes de estimular uma actuação mais dinâmica no processo de combate à corrupção” enaltece.

Os temas debatidos durante o encontro são, o papel da média no combate à corrupção: caso de imprensa escrita e audiovisual, a média guineense e corrupção: fator de desigualdade conflito e desenvolvimento, o jornalismo radiofónico vs mecanismos de mitigação da corrupção na Guiné-Bissau e os territórios da média e corrupção na Guiné-Bissau.

 

Por: Anézia Tavares Gomes

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più