Ilhas Bijagós: DESABAM CASAS CONSTRUÍDAS NAS ZONAS HÚMIDAS NA ILHA DE UNO
A Associação dos Filhos, Amigos e Simpatizantes de tabanca de Agonho afirma que as casas na tabanca de Eri, ilha de Uno, sector de Bubaque, sem condições de habitação.
A rádio Sol Mansi soube desta realidade durante uma conversa que manteve com o presidente de Associação, na mesma ilha denominada de Todoncan.
Segundo Tino da Costa, essa realidade tem a ver com fortes chuvas verificadas nos últimos tempos, derrubando casas e até já causou uma morte, acrescentando que segundo levantamento feito pela sua organização, a zona é considerada húmida.
“ Chuva em abundância provocou o desabamento das casas, alagando totalmente a tabanca”, diz afirmando que tenham avisado os moradores a abandonarem o local, mas negligenciaram até que a parede de uma casa desabou matando uma criança.
Tino da Costa afirmou que ainda há pessoas naquela tabanca a residir em cinco casas restantes. “ Estas casas resistentes já apresentam sinal de desabamento, mas alguns moradores continuam a viver nelas, apesar da nossa chamada de atenção. Aquelas que abandonam o lugar, estão a residir na escola missionária e outros foram para a tabanca vizinha”.


No entanto, o diretor do Parque Nacional de Orango Emanuel Dias começou por lamentar a situação, adiantando que as zonas húmidas não são lugares para construção de casas.
“ Não é aconselhável a construção de casas nas zonas húmidas, sobretudo, construções precárias”, aconselhou.
De referir que a pequena tabanca de Eri, 14 km ao centro de Uno, possui 25 casas precárias já sem condições de habitabilidade por causa de forte.
Uno é uma ilha do Arquipélago dos Bijagós na Guiné Bissau, com 104 km² e 3.324 habitantes.
Administrativamente pertence a Região de Bolama.A sua principal localidade Anônho tambem é Sede do Setor de Uno
Por: Osvaldo de Pina/ correspondente em Orango grande, ilhas Bijagós
- Created on .