GUINÉ-BISSAU QUER FORTALECER SUAS CAPACIDADES NA LUTA CONTRA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O ministro do Ambiente e Biodiversidade disse, hoje, que a quarta comunicação nacional sobre as alterações climáticas vai permitir ao país fortalecer as suas capacidades nacionais na luta contra as alterações climáticas.
“Esta Quarta Comunicação Nacional [sobre as Alterações Climáticas] permitirá mais uma vez ao país fortalecer as suas capacidades nacionais a fim de construir um quadro político, estratégico e institucional para a luta contra as alterações climáticas”, diz o ministro da tutela, Viriato Soares Cassama, na abertura do lançamento oficial do projecto, Quarta Comunicação Nacional sobre as Alterações Climáticas, afirmando depois que as alterações climáticas “é um flagelo que por si constitui uma grande ameaça aos esforços de desenvolvimento”.
Na mesma ocasião, o governante apelou aos participantes a criarem sinergias para a partilha de experiências legais as várias iniciativas empreendidas a escalas nacionais, com o propósito de promover as iniciativas de adaptação.
“Quero destacar que num contexto muito particular com os dos tempos atuais, é deveras cruciais criar sinergias para a partilha de experiências ligadas as várias iniciativas empreendidas a escala nacional com o propósito de fazer valer as iniciativas de adaptação, para que a resiliência climática ganhe cada vez mais consistência em todos os sectores da nossa vida quotidiana”, diz o ministro.
Já o coordenador interino do projecto “Quarta Comunicação Nacional sobre as Alterações Climáticas”, João Lona Tchedna, explicou que “após 36 meses do projecto, ou seja, que inicia agora para terminar em 2025, vamos produzir um relatório sobre as estratégias e compromissos da Guiné-Bissau em relação à adaptação às alterações climáticas”.
A elaboração do relatório da “Quarta Comunicação Nacional sobre as Alterações Climáticas” está a ser apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente e pelo Fundo para o Ambiente Mundial.
Por: Braima Sigá
- Created on .