GUINÉ-BISSAU E SENEGAL RENEGOCIAM ACORDO DE GESTÃO DE COOPERAÇÃO FIRMADO HÁ VINTE ANOS

 

A Comissão Nacional de Avaliação e Renegociação do Acordo de Gestão e Cooperação entre a Guiné-Bissau e Senegal reuniu hoje e com a duração de dois dias para analisar o referido acordo firmado desde 1993.

O acto de abertura do encontro foi presidido pelo ministro dos negócios estrangeiros Jorge Malú que na ocasião afirmou que a Guiné-Bissau elegeu as relações com os seus vizinhos.

«A Guiné-Bissau elegeu as relações com os seus vizinhos próximos como a primeira prioridade da sua política externa, facto que reserva as relações bilaterais com o Senegal um espaço singular no relacionamento externo do nosso país», tendo sublinhado no entanto que nesta esteira, tomaram igualmente boa nota da importância que o Senegal atribui à Guiné-Bissau no âmbito da sua acção externa, o que para ele é susceptível de criar um quadro de interacção e cooperação dinâmica e mutuamente profícua, em como as condições para que ela se torne um exemplo de cooperação bilateral multiforme na prossecução dos desígnios nacionais.

Por outro lado, sublinhou que o importante passo tomado pelas autoridades dos dois países é referenciado como um exemplo em África. «Este importante passo tomado pelas autoridades dos nossos dois países em 1993, e que constitui uma forma de resolver pacificamente um diferendo fronteiriço entre a Guiné-Bissau e o Senegal, tendo sido referenciado como um exemplo em África e expressão fraternidade e boa vizinhança», explica.

Entretanto, diz que volvidas duas décadas de vigência deste acordo, a parte guineense entende ter chegado o momento de revisitá-lo, no propósito de sua adaptação a realidade actual e de proceder a sua melhoria.

De referir que a delegação do Senegal neste encontro é chefiado pelo embaixador Cheick Tidjane Tcham.

Por: Nautaran Marcos Có

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più