GUINÉ-BISSAU ASSUME COMPROMISSO DE REDUZIR ATÉ 2030, 30% DE EMISSÕES COM GASES DE ESTUFA
O ministro do Ambiente e da Biodiversidade afirmou hoje que a Guiné-Bissau assumiu o compromisso de reduzir até 2030, 30% de suas emissões com gases de estufa.
Viriato Cassama falava no âmbito do lançamento da contribuição determinada a nível nacional e em obediência ao plasmado no acordo de paris sobre o novo regime climático presidido pelo presidente da República.
Cassama sublinhou ainda que para que a Guiné-Bissau implemente as metas estabelecidas, precisa de apoios internacionais.
“ De acordo com a nossa contribuição nacional determinada, o país assumiu o compromisso de reduzir até 2030, 30% de suas emissões de gazes com efeito de estufa embora as nossas emissões são residuais porque toda a África emite no seu todo, 4% de gazes com efeitos de estufas. E assim sendo e para que a Guiné-Bissau implemente as metas ambiciosas estabelecidas, precisamos do apoio internacional”, sublinhou o ministro do ambiente.
Entretanto, o presidente da República Úmaru Sissoco Embaló disse que no documento ora apresentado, está bem patente o compromisso para uma meta quantificada de redução de emissões que cobrem os principais sectores ou seja, agricultura, floresta, energia e resíduos.
O acordo de Paris define uma visão clara para o mundo no qual um esforço conjunto sem precedentes visa manter o aumento da temperatura global em 1,5ºc, através de uma completa descarbonização da economia global.
De referir que o documento lançado hoje foi elaborado sob auspício de convenção quadro das NU para as alterações climáticas.
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .