Finanças: DIVULGADO NOTA DE ENQUADRAMENTO MACROECONÓMICO E ORÇAMENTAL
O Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais afirmou hoje, que a concentração dos esforços no sector económico deve constituir a primeira prioridade para vencer os desafios do desenvolvimento.
João Alberto Djata falava no quadro da divulgação da nota de enquadramento macroeconómico e orçamental do segundo semestre destinado a diferentes entidades financeiras do país.
Este responsável sublinhou ainda que a nota ora divulgada deve ter em conta a necessidade da sustentabilidade do seu saldo primário e da consolidação orçamental.
“ Apesar do país apresentar de forma acentuada dificuldade quase em todos os sectores, julgo que a concentração dos esforços nos sectores económicos deve constituir a primeira prioridade para vencer os desafios do desenvolvimento, e com isto, quero somente mostrar que os setores económicos podem servir de alavanca para os outros setores devido os seus efeitos positivos capazes de catalisar as dinâmicas das outras dimensões do desenvolvimento”, diz acrescentando que “ a nota de enquadramento macroeconómico e orçamental que será debatido deve ter em conta a necessidade da sustentabilidade do seu saldo primário e da consolidação orçamental”.
Por outro lado, Alberto Djata indicou que o governo comprometeu-se a proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades geradoras do rendimento, para propiciar o surgimento de oportunidade de emprego.
“ O governo comprometeu-se a proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades geradoras do rendimento, para propiciar o surgimento de oportunidade de emprego e auto-emprego, garantir respostas adequadas as demandas sociais principalmente Saúde e a Educação e espera que o setor privado cumpra com a missão que lhe é confiado na economia isto é, a criação da riqueza e a geração das oportunidades do emprego assegurando que o Produto Interno Bruto fique num patamar mais elevado com a implicação direta no nível da mobilização das receitais fiscais com vista a tornar o Orçamento-Geral de Estado mais robusta com a possibilidade de aos desafios crónicos do desenvolvimento”, sustentou.
Aos participantes, o Secretário do Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, mostrou que o encontro constitui uma oportunidade para traçar os desafios do país, com o objetivo de identificar as opções das políticas económicas a adotar no quadro do Orçamento Geral do estado 2023.
Por: Diana Bacurim
- Created on .